No “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença”, educadores se reúnem para elaboração do plano pedagógico

Notícias — 4 de julho de 2012 13:41
 

Educadores da rede estadual se reúnem, nesta quarta-feira (4), para elaboração do plano pedagógico de cada uma das 3.762 escolas. Essa ação irá orientar os trabalhos a serem desenvolvidos com os alunos no próximo semestre letivo. Para que o plano resulte no bom desempenho dos mais de 2,3 milhões de estudantes da educação básica, as escolas estaduais realizarão uma análise dos resultados obtidos nas avaliações educacionais. Esse momento de elaborar ações é conhecido como o “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença”.

“Nesse dia, a escola, junto com seus professores, diretores e especialistas, vai analisar os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica, verificar o desempenho dos alunos, as suas dificuldades e as metas a serem atingidas. Eles também farão o Plano de Intervenção Pedagógica da escola, que depois será apresentado à comunidade escolar. É um momento importante, porque, a partir dele, a escola ainda tem seis meses para fazer a intervenção com o aluno, contribuindo para o seu desempenho escolar”, declarou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Com o objetivo de contribuir na elaboração do plano pedagógico das escolas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) também vai a campo. Especialistas e analistas educacionais que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) na sede da SEE irão realizar visitar as escolas. O mesmo processo será feito nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, localizadas em todo o Estado. Aproximadamente mil educadores vão contribuir na construção do plano pedagógico das escolas mineiras.

A comunidade também vai participar. No próximo sábado (7), o plano pedagógico será apresentando à comunidade escolar, com o “Dia D – Toda comunidade participando”. Familiares e responsáveis pelos estudantes poderão sugerir ações com foco na qualidade do ensino e desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio. E com o Plano de Intervenções for elaborado, a escola coloca em prática as medidas propostas.

 

Recado aos professores e familiares

 

Para o “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença“, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, gravou uma mensagem destinada aos professores, diretores, analistas e inspetores, dando boas vindas aos educadores para esse dia de planejamento nas escolas de Minas. O depoimento da secretária será exibido pelo Canal Minas Saúde nesta quarta-feira (4) às 7h, 13h e 19h.

Os horários foram estipulados de acordo com os turnos em que funcionam as aulas nas escolas da rede. Todas essas escolas da rede estadual de ensino possuem antenas que retransmitem a programação do Canal.

No próximo sábado, com o “Dia D – Toda comunidade participando”, será exibida uma nova mensagem, desta vez destinada aos pais e responsáveis. As transmissões do depoimento também ocorrerão às 7h, 13h e 19h pelo Canal Minas Saúde.

As mensagens da secretária de Estado de Educação também poderão ser conferidas pelo site do Canal Minas Saúde.

 

 
Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Comente essa matéria