Mais 900 placas de táxis serão licitadas em BH

Ação Política — 14 de setembro de 2011 14:49
 

O edital ainda não publicado pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), mas o anúncio já foi feito pelo presidente, Ramon Victor Cesar. A ideia é ampliar a frota de veículos para 6.000 táxis na capital.

“A ampliação e a licitação para aquisição de novas placas de táxi, demonstra que a população está utilizando mais esse serviço público, pois oferece mais segurança e tranquilidade. Demonstra também que a população está deixando seus carros em casa, o que é importante para o trânsito da cidade, e valoriza o transporte público de qualidade que são os táxis de Belo Horizonte. A licitação de 900 placas é fruto de reclamação dos usuários que nos horários de pico esperam muito tempo, até uma hora. Acho que é um ganho pra cidade, mostrando uma grande adesão a esse sérico público”, constata Luzia Ferreira (PPS).

Segundo Ramon Cesar, a licitação é necessária já que a frota atual não atende mais a demanda da população, que chega a esperar até uma hora pelo transporte. “A percepção de que a defasagem existe é real. Precisamos ter noção de quantos carros a mais são necessários: 100, 1.000, 10 mil… Isso não sabemos”, disse ao jornal O Tempo.

Luzia Ferreira é autora da lei que permite a transferência de titularidade do serviço de táxi a familiares e o cadastramento de condutor auxiliar sem parentesco. A parlamentar afirma que Belo Horizonte está melhorando o serviço público oferecido na cidade e vislumbrando ações em médio prazo.  “Como em outros aspectos, BH esta saindo na frente com várias ações que visam atender bem os turistas para a Copa 2014. Já para curto prazo, é preciso que a frota de taxis consiga, no mínimo, atender à demanda da população atual”, considera Luzia Ferreira.

Taxistas comemoram regulamentação de Lei de autoria de Luzia Ferreira

Ainda segundo o presidente da BHTrans, a prefeitura avalia uma forma de publicar o edital sem ter que esperar pelo julgamento final do processo movido pelo Ministério Público Estadual (MPE). A ação pretende regularizar a situação dos 5.600 taxistas que são donos de placas antigas e não passaram por concorrência. Atualmente, apenas 400 táxis são licitados, os outros 5.600 são permissionários e, na maioria dos casos, as placas foram passando de pai para filho ao longo dos anos.

O MPE não abre mão de uma licitação para concessão das placas em que todos os candidatos – os que já estão no mercado e os novos concorrentes – disputem em pé de igualdade. Ontem, o promotor Leonardo Barbabela, que cuida do caso, não foi encontrado para falar sobre o assunto.

A guerra judicial entre prefeitura e promotoria se arrasta há pelo menos dez anos. A última licitação para aquisição de novas placas aconteceu há 16 anos.

Segundo Ramon Cesar, a intenção agora é seguir o modelo de São Paulo que disponibiliza um táxi para cada grupo de 345 habitantes. Em Belo Horizonte, essa proporção é de um veículo para cada grupo de 397 pessoas. “Com esse modelo de São Paulo seria necessário licitar mais 900 táxis”, disse.

Com informações do Jornal O Tempo

 
Tags: , , , , , , , , , , ,

19 Comentários

  1. Rinaldo disse:

    Muito bom saber que nossa cidade esta de cara nove com a nova frota de taxi especial, a população agradesse este tipo de serviço, quero Parabelizar os codernadores deste evento, e que vc não deixe de pensar pela melhoria deste sistema obrigado.

  2. Warley Xavier disse:

    Estou interessado em participar desta licitação para novos taxistas. Assim terei a possibilidade de realizar meu proprio negocio. Em qual site poderei realizar o cadastro?

    • Prezado Warley Xavier, muito obrigada pelo contato e comentário no site. Quem realiza o processo de licitação de placas de táxis é a Prefeitura de Belo Horizonte. Sugiro que você acompanhe o site da prefeitura http://portalpbh.pbh.gov.br, que em momento oportuno irá divulgar o processo de licitação. Um forte abraço, Luzia Ferreira.

      • MARCIO CORREA disse:

        Luzia ainda não achei nada. Deculpe enviar uma mensagem assim mas é que a oportunidade e única, sou casado e não quero perder esta oportunidade de forma alguma! Não conteceu nada ainda?

        • Luzia Ferreira disse:

          Prezado Marcio,

          No dia 18 de novembro, a BHTrans divulgou uma nota informando que está para ser lançado o edital de licitação para permissão de mais de 500 placas em Belo Horizonte. Inclusive divulgamos esta informação aqui no site, confira a matéria.

          No entanto, ainda não foi divulgado novas informações sobre o assunto.

          Um forte abraço, Luzia Ferreira.

          • maria conceiçao alkmin dias disse:

            LUZIA FERREIRA, eu votei em você e continuarei acompanhando seus trabalhos. Mas, por favor, tire esses projetos da gaveta, que se referem à urbanização das periferias, e creio que você pode dar uma força para que o nosso metade de metrô seja expandido, conforme foi previsto em 1982; até hoje eu tenho cópia do projeto. Desafoga o trânsito, conserva os “buracos” das ruas não permitindo que se alarguem mais… pois o peso dos caminhões e ônibus estão danificando. A hulha do petróleo que colocam é uma casquinha que não dura nada. É só chover, e os buracos aparecem. Cuida aí, prá nós, dos pobres coitados que vivem na miséria com esgotos e água suja… Cuida aí, prá nós, deste precioso transporte – a expansão do metrô. Gratíssimos.

  3. Marcelo Oliveira disse:

    Espero também participar do processo licitatório para os novos taxis, porem fico triste em saber que apesar do empenho da coordenação do projeto em evitar fraudes, panelas, jeitinhos e outras artimanhas mais, que pessoas influentes aliadas à banda podre de certos organismos governamentais, sempre consegue burlar e sair levando vantagem e como e de conhecimento de todos, estes, mesmo sendo pessoas físicas aumentaram suas frotas que com certeza passa de três carros, através de laranjas e outras artimanhas

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezado Marcelo,

      Esse processo será acompanhado pelo ministério público, o que irá garantir a idoneidade.

      Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  4. nathalia vianna dos santos disse:

    gostaria de participar da licitação, como poderei me inscrever ?

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Nathalia,

      Para se candidatar é preciso aguardar a liberação do edital de licitação de novas placas.
      Estamos acompanhando, assim que tiver qualquer novidade divulgaremos aqui no site.

      Um forte abraço, Luzia Ferreira

  5. ildo silva desterro disse:

    gostaria de saber como adquir uma liçitaçao para taxi en bh.por que senpre quis este objetivo mas nunca tive.oportunidade,mas agora com o esforço da deputada .(LUZIA FERREIRA)espero esta mas prosimo a comquista de ter um taxi todo legalizado.obrigado

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezado Ildo,

      Para participar dessa licitação é preciso aguardar a liberação do edital.
      Estamos aguardando novas informações. Qualquer novidade estaremos divulgando aqui no site.

      Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  6. Viviane disse:

    Oi Luzia bom dia. A Sra ja teve alguma nova informação sobre a licitação p/ novos taxistas?

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Viviane,

      Ainda não tivemos novas informações.
      Estaremos acompanhando, qualquer novidade sobre o assunto estaremos divulgando aqui no site.

      Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  7. salete disse:

    Luzia Ferreira boa noite! Gostaria se saber se já existe data prevista para a licitação. Quem pode e como participar ? Meu marido é muito bom motorista esta desempregado e com muita dificuldade para voltar ao mercado de trabalho por causa da idade. Ele nunca foi taxista será que ele pode participar?.
    Obrigada

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Salete, bom dia!

      O edital com todas as informações sobre o processo de licitação para novas placas de táxi em Belo Horizonte está para sair ainda este mês, conforme divulgou a BHTrans. Confira a Matéria.
      Qualquer novidade divulgaremos aqui no site.

      Obrigada por seu contato e comentário.
      Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  8. Marcio Silva disse:

    Gostaria de estar concorrendo a essa oportunidade que é única, maiores informações, favor me avisar. Grato.

  9. Luzia Ferreira disse:

    Prezado Marcio,

    Na última sexta-feira (24), a BHTrans publicou o edital de licitação de novas placas.
    Confira na matéria postada aqui no site:
    BHTrans divulga edital de licitação de novas placas de táxi para Belo Horizonte

    Um forte abraço, Luzia Ferreira

  10. gostei muito pois assim terzei uma oportunidade de trabalho como taxista auciliar fis curso sest senast; pretendo dedicar nesta area com os colegas desde ja um abraço a todos

Comente essa matéria


zv7qrnb