Infotráfego inova monitoramento do trânsito em BH

Ação Política — 4 de novembro de 2010 9:54
 

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, oferece um novo serviço de informações sobre o trânsito na cidade. Desde sexta-feira, dia 1º, o Infotráfego passa a enviar mensagens SMS para celulares de usuários que adquirirem créditos e cadastrarem suas rotas de interesse no portal da empresa (www.bhtrans.pbh.gov.br). Essa primeira etapa abrange o monitoramento do trânsito das principais vias da área central de Belo Horizonte e suas conexões com os eixos viários da capital. A segunda etapa atingirá toda a cidade, a partir da implementação do projeto de ampliação do Centro de Controle Operacional (CCO).

Como funciona

A BHTrans obtém informações de tráfego a partir dos laços coletores de dados que estão instalados nas vias da Área Central de Belo Horizonte e são transmitidas para a Central de Controle de Tráfego (CCT) da empresa.

Essas informações são processadas por um software especializado que identifica as situações de tráfego para cada trecho de via. Quando uma situação de trânsito “lento/retido” é detectada, uma mensagem é enviada para os usuários que possuem alguma rota cadastrada neste respectivo trecho e horário.
O usuário do Infotráfego-SMS pode efetuar o cadastramento de quantas rotas desejar, programando os dias e horários do seu interesse, além da possibilidade de desativar o serviço sempre que necessário (por motivos de férias, viagens, etc.).

SMS

O serviço de SMS (short message service) foi selecionado pela BHTrans para disponibilizar as informações porque é um serviço de ampla acessibilidade que, de acordo com a Anatel, atinge 189 milhões de aparelhos celulares no Brasil a um custo relativamente baixo. Além disso, o SMS não exige a utilização de aparelhos especiais ou qualquer tipo de serviço extra.

É uma solução com alto grau de inovação e tecnologia aplicada, já que incorpora dados coletados por sensores nas vias de trânsito e os envia, em tempo real, aos seus destinatários, permitindo-os optar por rotas ou horários alternativos para a realização dos seus deslocamentos. Este serviço integra o projeto sustentador da Prefeitura de Belo Horizonte Gestão Inteligente do Transporte Urbano, inserido no programa BH Metas e Resultados, dentro da área de resultados Cidade com Mobilidade.

O Infotráfego-SMS é integrado ao serviço torpedo pré-pago que oferece como opções para a aquisição de créditos o cartão pré-pago, que pode ser adquirido em bancas e pontos de venda do talão de Estacionamento Rotativo, cartão de crédito, boleto bancário e débito em conta de telefone pós-pago.
Para a prestação do serviço de SMS foi realizada uma licitação e a empresa vencedora ofertou o valor de R$ 0,23 para o envio de cada mensagem. O usuário tem a opção de adquirir créditos mais baratos ou debitar diretamente na sua conta telefônica. O valor médio cobrado pelas operadoras para o serviço SMS é de R$ 0,31, além dos impostos.

A BHTrans não é remunerada por esse serviço e adota a mesma política do atendimento telefônico, onde o usuário paga apenas o valor da ligação. As informações são geradas no sistema Infotráfego e transmitidas para a empresa responsável pelo repasse às operadoras de telefonia celular, que efetivamente realizam a entrega das mensagens SMS aos seus clientes. Nesse caso, o usuário paga somente o valor da mensagem recebida.

Com informações da PBH

 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar esta matéria.

Comente essa matéria