m4s0n501
Belo Horizonte terá licitação para 500 novas placas de táxi

Belo Horizonte terá licitação para 500 novas placas de táxi

Ação Política — 18 de novembro de 2011 15:13
 

A guerra judicial que se arrasta há pelo menos 10 anos entre prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE) pela licitação de todo o sistema de táxis de Belo Horizonte tem previsão de chegar ao fim. De acordo com nota divulgada pela BHTrans, nas próximas semanas, será lançado o edital de licitação para permissão de mais de 500 placas.

A deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), que apoia a causa dos taxistas e inclusive é autora da Lei Municipal 10.089, a favor da classe, ressalta que “a frota de veículos atual já não é mais eficiente para a enorme e crescente demanda da população. Além deste aumento constante das demandas, a capital está se preparando para receber o mundial de 2014, e esta é uma das questões que precisa estar alinhada, pois a chegada dos turistas aumentará consideravelmente esta demanda”, afirma Luzia.

Segundo o chefe da Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público de Minas, Leonardo Barbabela a expectativa é que haja um acordo entre os taxistas e a Prefeitura de Belo Horizonte, para a licitação do serviço. Esta definição foi dada em reunião realizada entre representantes do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir/MG), Associação dos Condutores Auxiliares de Táxi (Acat), cooperativas e empresas de táxi, além de representantes da BHTrans.

Leonardo Barbabela ainda explicou que, as 5,7 mil licitações precárias encontradas hoje em Belo Horizonte, mesmo com a nova licitação, irão prevalecer até o julgamento dos recursos no Tribunal de Justiça. Ele ainda ressaltou que “esses taxistas vão participar do processo de licitação em que o edital pode prevê pontos a favor daqueles que já atuam na praça. E, quando chamados, respeitando a ordem de classificação, poderiam abrir mão da condição precária, pela garantia da nova permissão que pode ir de 20 a 30 anos”, declarou.

Com a licitação das 500 novas placas, mais as 300 permissões licitadas em 1995 e a regularização das precárias, a cidade contará com aproximadamente 6,6 mil táxis.

Com informações do jornal Estado de Minas

 
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

8 Comentários

  1. alexandra disse:

    estou querendo saber sobre a licitação de placa de taxi me interesso por esse

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Alexandra,

      O processo de licitação de placas de táxis é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
      O edital de licitação está para sair, estamos aguardando e assim que sair qualquer nova informação divulgaremos aqui no site. Acompanhe!

      Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  2. thiago da cruz disse:

    esse processo poderia ser mais divulgado pois quando isso acontece so quando ocorre ha vantagens politicas como de normal no pais

  3. Luzia Ferreira disse:

    Prezado Thiago,

    Toda informação nova sobre a licitação de placas de táxi procuramos divulgar aqui no site.
    O edital de licitação para Belo Horizonte tem previsão para sair ainda este mês. Em Contagem e Betim já saíram os editais. Confira nas matérias abaixo.

    Contagem: TransCon abre concorrência para novas 217 placas de táxi

    Betim: Licitação vai selecionar candidatos ao Serviço Público de Táxi


    BHTrans prevê lançamento do edital de licitação de novos táxis e corridas monitoradas

    Um forte abraço, Luzia Ferreira.

  4. carmen lucia disse:

    Gostaria Qual o procedimento que devo tomar para com esta licitaçaõ de placa E qaual data e mes sairá esta licitação.

    Obrigado
    Carmen

  5. gostaria de ser informado da distribuição das novas placas, com as devidas datas para concorrer a mesma,estou querendo mudar para Belo Horizonte. obrigado sem mais para o momento, aguardo retorno.

Comente essa matéria