Até 2014 serão construídas 32 Umeis e cinco escolas de ensino fundamental em BH

Ação Política — 26 de julho de 2012 10:01
 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) que irá resultar na construção de 32 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e cinco escolas municipais de ensino fundamental. A PPP foi assinada na Umei Timbiras, no Centro da capital, e aproximadamente 18 mil novas vagas serão disponibilizadas. As obras irão abrangem todas as regiões da cidade, e terão início imediato, com previsão de entrega para 2014.

A deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), afirma que “investir na educação de base, é investir no futuro do país. Além de oferecer boa infraestrutura, as Umeis oferecem principalmente ensino de qualidade.  E ampliar o número de crianças com acesso a esta realidade é possibilitar que o município caminhe rumo a um futuro sempre mais promissor”, afirma Luzia Ferreira.

Escolas e UMEIs da Prefeitura têm seus diretores e vice-diretores para o triênio 2012/2014

Estas novas unidades irão elevar a quantidade de Umeis em BH para 97, enquanto a quantidade de escolas municipais de ensino fundamental irá saltar de 169 para 174. A meta da PPP é atender a necessidade da população por vagas em creches e pré-escolas. As novas Umeis são direcionadas principalmente para famílias de baixa renda, que vivem em regiões de grande densidade populacional e vulnerabilidade social. As 65 unidades hoje atendem aproximadamente 22 mil crianças e as escolas municipais de ensino fundamental têm cerca de 120 mil alunos.

As atividades pedagógicas, a merenda e a administração das novas Umeis continuarão sendo executadas pela Prefeitura. A construção destas novas unidades têm projetos elaborados com o apoio da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). E por meio da parceria, a empresa será responsável pela construção, manutenção predial das novas Umeis, além da operação de determinados serviços.

As Umeis são projetadas para oferecer o melhor desempenho pedagógico, e possuem salas de aulas amplas e bem ventiladas, equipadas com armário e pia. O número reduzido de alunos nas classes facilitam a aprenzizagem e a interação. Todo material é identificado individualmente e, por meio de uma agenda, pais e educadores trocam informações sobre qualquer alteração no dia a dia das crianças.

 
Tags: , , , , , , , , , , , , ,

38 Comentários

  1. Renata Nunes Dias disse:

    Ao invés do Marcio Lacerda ficar construindo Umeis para filhos de rico porque ele não investe essas verbas para entregar as moradias das pessoas do “Minha casa minha vida” que estão esperando há mais de três anos?
    Existem pessoas dormindo nas filas para conseguir vagas para seus filhos no bairro Lindéia, se essa Umei é para crianças carentes por que ela não foi construída na periferia? Por que foi construída em plena rua Timbiras no centro? Pobre mora em aglomerado e não no centro de BH.

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Renata. As Umeis atendem crianças de quatro meses a cinco anos e meio e dão prioridade a crianças em situação de vulnerabilidade social, como as que têm alguma deficiência ou que moram em áreas de risco. Elas estão em todas as regionais de BH. Veja aqui (http://migre.me/cnH8U ) a localização por regional e procure a mais próxima par se informar melhor. Um abraço, Luzia Ferreira.

    • Fred disse:

      se vc ver o endereço, boa parte das UMEIs são em bairros pobres, vilas, comunidades, favelas, etc… acredito que vc não tenha vivido a necessidade de colocar seu filho na escola, e não adianta colocar o minha casa minha vida em ação, se não tiver escolas próximas para aqueles q forem morar lá

      • Luzia Ferreira disse:

        Olá Fred, as novas Umeis que serão construídas visam melhorar o acesso a toda população de BH. Muitos bairros ainda não possuem Umeis embora a demanda seja muito grande. Nesse sentido a PBH tem feito o esforço de identificar as áreas mais críticas, com base no cadastro único da família, que serve para todos os benefícios do Governo Federal. Caso queira, registre sua demanda através do 156. Um forte abraço, Luzia.

  2. ROSANA PEREIRA disse:

    Crianças em vulnerabilidade social tem que estudar na região onde moram(periferia). Alunos que moram no centro tem que estudar no centro, mães que trabalham no centro, tem que conseguir vaga no centro. Essa umei timbiras é pra filho de rico, uma vergonha!!
    NO BAIRRO SANTA EFIGENIA NÃO TEM UMEI!!!!Tem umei no paraíso, baleia, vera cruz.

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Rosana, certamente as crianças tem que estudar mais próximas de suas residências. As novas Umeis que serão construídas visam melhorar o acesso a toda população de BH. Muitos bairros ainda não possuem Umeis embora a demanda seja muito grande. Nesse sentido a PBH tem feito o esforço de identificar as áreas mais críticas, com base no cadastro único da família. Caso queira, registre sua demanda através do 156. Um forte abraço, Luzia.

  3. Ana Paula Maciel Gomes disse:

    Eu acho que a quantidade de umeis ainda e muito poucavisando o grande número de crianças,deve se investir muito Maia do que vcs pensão que invsestem.Eu tenho em casa duas crianças e preciso coloca-las na escola mais a realidade e que não há vagas difícil não acha?

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Ana Paula, as novas Umeis que serão construídas visam melhorar o acesso a toda população de BH. Muitos bairros ainda não possuem Umeis embora a demanda seja muito grande. Nesse sentido a PBH tem feito o esforço de identificar as áreas mais críticas, com base no cadastro único da família. Caso queira, registre sua demanda através do 156. Um forte abraço, Luzia.

  4. Wellington ferreira disse:

    Olá tenho um filho de 5 meses, e pretendo inscreve-lo em uma umei para 2014, gostaria de saber quando é e começa as inscrições.

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezado Wellington, as inscrições para as Umeis ainda não se iniciaram. Tão logo sejam iniciadas iremos informa aqui no site. Contudo, se quiser informações mais detalhadas e alguma previsão de abertura do processo, entre em contato com o 156. Abraços, Luzia.

  5. Ana Paula Ferreira disse:

    Gostaria de saber se com a construção de mais cinco escolas de ensino fundamental, qual seria a quantidade de nomeados para professor de matemática seria convocados até 2014?

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Ana Paula, neste momento não disponho de informações sobre a nomeação de professores. Dessa forma, peço que acompanhe a divulgação dos processos seletivos e informe-se na Secretaria de Educação. No momento oportuno as vagas serão divulgadas aqui no site. Acompanhe! Abraços, Luzia Ferreira.

  6. Paola Aveçar disse:

    Boa tarde!
    Não realizei a inscrição do meu filho para 2014, gostaria de saber como devo proceder!
    Não gostaria de perder a chance de tentar coloca-lo no proximo ano!

    Aguardo resposta!

    • Luzia Ferreira disse:

      Olá Paola, obrigada pelo contato. Peço que entre em contato em sua regional e informe-se sobre os prazos de inscrição. Caso seja possível, procure uma unidade perto de você e cadastre-se. Abraços, Luzia.

  7. Paula Amancio disse:

    Boa tarde!
    eu fiz inscrição para meu filho, em uma creche da umei que ainda esta sendo construida … a umei Pacajas. o sorteio foi realizado ontem mas nao estou achando um telefone q eu possa conferir o resultado … eu tenho que ir no local onde fiz inscriçao para saber???
    obrigado

    • Luzia Ferreira disse:

      Prezada Paula, sugiro que procure a unidade mencionada ou a sua regional a fim de obter informações sobre o sorteio para garantir a vaga do seu filho. Um abraço, Luzia.

  8. Carine disse:

    Ola!
    Tenho um filho de 8 meses e participo do programa bolsa familia…sera q meu filho tera mais chances de ser chamado?
    Gostaria de saber como faço a inscriçao dele para esse ano!Sera q demora para ser chamado?
    Obrigada.

    • Luiza Ferreira disse:

      Olá Carine. As Umeis atendem crianças de quatro meses a cinco anos e meio e dão prioridade a crianças em situação de vulnerabilidade social, como as que têm alguma deficiência ou que moram em áreas de risco. Veja aqui (http://migre.me/cnH8U ) a localização por regional e procure a mais próxima da sua residência para se informar melhor. Um abraço, Luzia Ferreira.

  9. Luiza disse:

    queria saber se criança com deficiencia tem prioridade nas vagas das Umeis. obrigada

    • Luzia Ferreira disse:

      Olá Luiza, existe vários critérios de seleção e um deles diz respeito às crianças com necessidades especiais. Neste momento não tenho informações precisas sobre a ordem dos critérios. Sugiro que vá até a unidade mais próxima de sua casa e informe-se, e caso tenha interesse, faça sua inscrição. Abraços, Luzia.

  10. Ivanilde disse:

    Olá passei no último concurso para educador infantil,só que a minha classificação não foi boa fiquei em 1.512, gostaria de saber se a alguma possibilidade de ser chamada devido a minha classificação? abraços.

    • Luiza Ferreira disse:

      Olá Ivanilde, neste momento não disponho de informações sobre a nomeação dos educadores. Dessa forma, peço que acompanhe a divulgação dos processos seletivos e informe-se na Secretaria de Educação. Boa sorte! Abraços, Luzia Ferreira.

  11. Junia disse:

    Gostaria de Saber qual é a previsão de inauguração de UMEIS para o 2º semestre de 2014.

    • Luiza Ferreira disse:

      Prezada Júnia, sugiro que procure a sua regional a fim de obter informações sobre a data da inauguração da unidade da Umei de seu interesse. Um abraço, Luzia.

  12. marcia mota f .duarte disse:

    gostaria muito de trabalhar em alguma umei de bh mas nao sei onde fazer incriçao se souber me ajudem por favor pode ser na area da limpeza preciso muito espero a resposta

    • Luiza Ferreira disse:

      Prezada Márcia, sugiro que entre em contato em sua regional ou procure uma unidade da UMEI para se informar sobre os procedimentos para trabalhar no local. Abraços, Luzia.

  13. Mariana pereira disse:

    Queridas!
    Gostaria muito de uma vaga em alguma umeis, tenho uma filha de 7 meses.
    Esta muito dificil alguem para olhar e os beercarios sao muitos caros, caso tenha alguma vaga disponivel entre em contato .
    Aguardo Retorno caso haja!
    Obrigado

    • Luiza Ferreira disse:

      Olá Mariana, as Umeis dão prioridade a crianças em situação de vulnerabilidade social, como as que têm alguma deficiência ou que moram em áreas de risco. Veja aqui (http://migre.me/cnH8U ) a localização por regional e procure a mais próxima da sua residência para se informar melhor sobre as inscrições e vagas. Um abraço, Luzia Ferreira.

  14. Renata disse:

    Oi boa noite. acho tudo lindo o que falam dessas umeis… Até aqui tenho sofrido corrido atras para conseguir uma vaga para o meu filho que completará agora dia 14/06 2 aninhos. Eu vim da BAhia eu morava na região onde a seca devastou tudo e quando não tive mais saída me arisquei em sair com meu companheiro para morar aqui até aqui tudo bem! Estou tentando colocar meu filho na escola desde janeiro mais sempre escuto que não há vagas . Não me ensinam o que fazer nem onde ir simplesmente não há vagas. A umei da Vila Leonina ainda nem está pronta mais não há vagas então gostaria que vc me direcionasse me dissesse o que fazer onde ir não tenho condições de pagar escola sem trabalhar me ajudem por falor.

  15. Luciana Pessoa disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se há alguma projeção para construção de uma UMEI no bairro Serra Verde. Estamos localizados na região de Venda Nova e nosso bairro é muito populoso. As Umeis da nossa região ficam bem distantes de nós o q dificulta muito o dia-dia.

  16. erica disse:

    e qual a previsao de construçao da Umei lindeia? pois o lote esta desapropiado com manifestaçao de ratos e mosquitos… Socorroooi

    • Luiza Ferreira disse:

      Olá Érica, no momento não tenho essa informação, sugiro que procure a sua regional a fim de obter informações sobre a previsão de construção da Umei na sua região ou entre em contato no telefone 156 para um direcionamento. Um abraço, Luzia.

  17. Meiry disse:

    Boa tarde Sra. Luiza,

    Essa historia que as UMEIS são para crianças em vulnerabilidades, na prática, não é verdade. Meu marido esta desempregado há mais de 15 meses estamos recebendo ajuda dos pais dele. Tentei vaga já em várias UMEIS e não obtive nenhum sucesso. Pessoas que foram depois de mim conseguiu. Não vou dizer aqui o nome das pessoas, porque não quero que essas crianças fiquem sem vaga,mas se desejar estou a disposição para esclarecer. Outro fato é que todas as pessoas que converso, tem condições de pagar uma escola, mas seus filhos estão nas UMEIS. Já conversei com muita gente que trabalha nas escolas e elas dizendo o processo para seleção vemos que é falta de competência para quem esta coordenando os processos de classificação. É preciso de mães que se unem para denunciar isso que vem acontecendo. É uma vergonha!!!! Vocês deveriam fazer sindicância nas casas, pedir extrato de IR, contra-cheque, carteira de trabalho…. Mas na hora das inscrição as pessoas falam qualquer valor, eu queria ver se não mudaria as crianças que frequentam UMEIS. O restante da população deveria ter direito a uma pequena porcentagem. Porque na prática, ou seja, na realidade o que acontece é o que todas as pessoas no site estão relatando. Espero que sua resposta seja para solução. Obrigada.

    • Luiza Ferreira disse:

      Olá Meiry, obrigada pelo comentário. Sugiro que sua reclamação seja registrada para que possa ser feito uma avaliação criteriosa sobre as informações relatadas. Para registrar a sua demanda e obter um direcionamento mais detalhado você pode entrar em contato pelo telefone 156 ou entrar em contato direto na Regional que atende o seu bairro.

Comente essa matéria


zv7qrnb